Trabalhar com experiências é importante para ampliar aquilo que o aluno esta estudando no momento, isso pode ser feito em qualquer nível de ensino.
A nossa turma do 5° período do curso de pedagogia teve a oportunidade de trazer para compartilhar vários experimentos na a disciplina de ciências. O nosso objetivo era trazer experiências que pudessem ser feitas por alunos do ensino fundamental I. Levamos para socializar uma experiência simples, que não tem risco nenhum de alguém se machucar; É importante que antes de levar uma experiência para seus alunos o professor já a faça em casa, para saber se não há perigo ao executá-la.
O nosso experimento foi baseado em um livro de 3° ano, e se trata de um conteúdo simples, “os tipos de solos”, objetivo do mesmo é mostrar aos alunos como funciona o processo de infiltração da água nos diferentes tipos de solos, para sua realização é importante que o professor já tenha explicado o conteúdo, pois a experiência é um complemento para o que eles já viram.
Ø Os materiais
· Dois copos de vidro iguais
· Algodão
· Areia
· Barro
· Água
Ø Os procedimentos
· Coloque algodão em igual quantidade nos dois copos.
· Coloque a areia em um dos copos, e barro no outro em igual quantidade.
· Despeje uma quantidade de água por igual nos dois copos.
· Observe o que acontece, e faça anotações.
OBS: as três quantidades deve ser todas iguais.
Ao terminar o aluno deve observar e anotar o que aconteceu para socializar com a turma; três pontos são importantes.
· Em qual dos dois copos o algodão ficou molhado com mais rapidez?
· Que conclusão importante você pode tirar da experiência que realizou?
· Qual dos dois solos seria permeável e impermeável?
Esta atividade foi muito importante para nossa formação, pois nos permitiu conhecer o quanto é importante trabalhar com a prática de experiências, e como já tinha falado antes a mesma pode se dar em qualquer nível de ensino, desde que seja de acordo com cada etapa da criança. Sobre esta experiência, ela muito simples de se realizar, é feita com matérias que temos em casa, e riquíssima, pois no seu desenvolvimento o professor pode fazer inúmeras indagações às crianças para que elas vão percebendo o que está acontecendo, por que é daquele jeito, o que vai acontecer depois, perguntar se eles já viram algo parecido em suas casas, ou em um sítio que foram passear se não forem crianças da zona rural, e entre outras possibilidades de formas de se observar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário